Skip directly to content

Técnicos de Ribas e CIDECOL definem parâmetros para fomento ao registro do Serviço de Inspeção Municipal

Data: 
21/07/2021 - 15:43
Com informações da Equipe Funcional de Comunicação Municipal de Ribas do Rio Pardo

O SIM é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e artesanal dos produtos de origem animal

Publicado por: Equipe Funcional de Comunicação Municipal

15/07/2021


 

Na última terça-feira (13), no Sindicato Rural, foi realizada uma reunião com representantes da Saúde, Desenvolvimento Econômico e do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste (CIDECOL), para definir parâmetros ao fomento da adesão ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), pois somente com esse registro que garante a inocuidade e segurança alimentar aos produtos manipulados que contenham ingredientes de origem animal.

 A reunião contou com a presença dos Secretários de Desenvolvimento Econômico e de Saúde, Lucien Rezende e Matheus Bolis, respectivamente, com o Coordenador de Projetos e Convênios, Elgne Forte, representantes da Vigilância Municipal em Saúde, o Coordenador Aldecir Dutra e a Veterinária do Departamento de Zoonoses Andréia Guarda. Também estiveram presentes os representantes do CIDECOL, Secretário Executivo Mauro Gilberto Bremm e o Veterinário Leonardo Guimarães.

 O SIM é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e artesanal dos produtos de origem animal. Nesses se encaixam, seus produtos, subprodutos e matérias-primas como por exemplo: pescados, leite, ovos, mel de abelha e seus derivados, linguiça artesanal, queijos e demais alimentos que podem ser comercializados. 

"O selo é muito importante para o desenvolvimento dessas atividades em nosso município, sobretudo para os pequenos produtores rurais, que terá maior facilidade e maior valorização na comercialização dos produtos como os queijos, doces de leite por exemplo. Também os supermercados, açougues, e para quem trabalha com charcutarias, que é o preparo da carne produzindo alimentos defumados, curados e, inclusive, embutidos”, pontua o Secretário de Desenvolvimento acerca da reunião. 

Aos que desejarem se inscrever para passar pelo processo e obter o Selo do SIM, basta clicar aqui, baixar e preencher o formulário padronizado que a Prefeitura está disponibilizando e levá-lo até o Departamento de Zoonoses, na Vigilância em Saúde, localizada  na rua Joaquim Francisco Lopes, 2427, Centro, somente no período da manhã das 7h às 11h. Ou levar o formulário na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Dr. Hamilton Fontoura, 1555, Nossa Senhora da Conceição II (Vila Nova), no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h.