Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Skip directly to content

Ribas do Rio Pardo anuncia sua volta publicamente para a Assomasul

Data: 
10/05/2023 - 12:29
Thainara Davalos

Nesta última segunda-feira, 8 de maio, o prefeito João Alfredo afiliou o município de Ribas do Rio Pardo publicamente a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), ao lado do Governador Eduardo Riedel, do presidente da Assomasul Valdir Júnior e das autoridades municipais e estaduais presentes durante o evento de assinatura do Governo do Estado de três convênios a favor dos municípios, que aconteceu no auditório da Assomasul. O anúncio rendeu aplausos de todas as lideranças presentes.

O município de Ribas do Rio Pardo sempre fez parte da “Casa dos Municípios”, como é conhecida a Assomasul, mas em 2020 o município se desligou da associação, e com o tempo o gestor municipal percebeu a necessidade do município voltar para o local que é a voz atuante do municipalismo.

Prefeito João Alfredo, com o presidente da Assomasul, Valdir Júnior, durante a assinatura de filiação/ Foto: Edson Ribeiro

Durante o anúncio da filiação do município, o Governador Eduardo Riedel, elogiou a atitude feita pelo prefeito e comentou sobre a representatividade que a casa tem sobre os municípios. “Capivara fora de bando é comida de onça”, brincou o governador.

Sobre sua volta, que rendeu aplausos por todos no auditório, o Chefe do Poder Executivo enfatizou a satisfação da filiação e a relevância que a associação tem no fortalecimento do município. “Através da representatividade que Assomasul tem, eu percebi a importância desse trabalho e principalmente dessa união que todos os municípios que fazem parte daqui passam a ter, isso fortalece a municipalidade do estado. Através disso, resolvemos publicamente retornar à associação. Afinal de contas, o bom filho a casa torna”, afirmou o gestor.

Autoridades municipais e estaduais durante evento no auditório da Assomasul/ Foto: Edson Ribeiro

Além disso, João Alfredo afirmou que será atuante na associação, com os demais prefeitos. “Ribas tem um diferencial muito grande dos outros municípios, a facilidade de acesso a Capital, estamos cerca de 90 km, é 50 minutinhos de carro, então sempre que for necessário e sempre que percebermos a importância da nossa presença, com toda certeza estaremos presentes para fortalecer cada vez mais o municipalismo”, complementou o prefeito.

Vale destacar, o município de Ribas do Rio Pardo é uma das cidades de Mato Grosso do Sul que mais está recebendo investimento do Governo do Estado, no início do ano foram cerca de R$ 140 milhões investidos no município nas mais diversas frentes como infraestrutura, saneamento, educação, habitação, educação, segurança pública e na melhoria do trânsito.

Sobre o evento

No auditório da Assomasul, na última segunda-feira, foi realizado a assinatura de convênios com o Governo do Estado, que vão impulsionar o desenvolvimento e a cidadania dos municípios de Mato Grosso do Sul.

No início do evento, o Governador Eduardo Riedel, assinou o convênio com os 14 municípios em “situação de emergência” devido às fortes chuvas de fevereiro e março. O recurso vai reforçar as ações de resposta aos estragos provocados pelas chuvas e auxiliar a população afetada.

Foi assinado também dois termos de cooperação técnica com a Assomasul, que tem o intuito de estimular o desenvolvimento dos municípios.

Um dos termos foi com a Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul (Fertel), mantenedora da Rádio Educativa e TV educativa, visando as divulgações das ações das prefeituras que fazem parte da Assomasul, possibilitando a sociedade conhecer as ações de cidadania de cada município. O programa é intitulado “Cidades em Ação” e será transmitido semanalmente.

O outro termo de cooperação é para fornecer conhecimento nas áreas de capacitação dos servidores, implementando o Programa de parcerias para o Desenvolvimento de Competências nos Municípios, por intermédio da Secretaria de Estado de Administração (Sad) e da Fundação Escola de Mato Grosso do Sul (Escolagov).