Skip directly to content

Novos Gestores trazem alternativas para a governança municipal

Data: 
11/01/2021 - 15:37
Novos gestores

 

A programação do segundo dia dos Seminários Novos Gestores está cheia de novidades. Um dos painéis reforça as alternativas que podem ser implementadas pelos gestores para garantir uma boa governança municipal. Os eventos são promovidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e acontecem entre os dias 18 e 28 de janeiro.

Entre as grandes novidades está a temática Inovação e Municípios Inteligentes, Humanos e Sustentáveis, que tem ganhado amplo espaço nas administrações públicas, como reforça a supervisora do Núcleo de Governança da CNM, Fabiana Santana.

“Nós traremos alertas sobre as competências municipais, formas de inovação na gestão pública. Além disso, vamos abordar a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes e Governo Eletrônico - como por exemplo, serviços digitais, portal municipal, transparência e ouvidoria - além de apresentação das ferramentas CNM que auxiliam a organização da estrutura administrativa e na modernização da gestão”, lembra.

Dividido em várias temáticas, a plenária sobre governança municipal vai reforçar também a importância dos consórcios para a gestão municipal, reforçando o papel dos consórcios públicos e como este instrumento pode auxiliar o gestor na melhoria de serviços prestados à população, de forma a garantir equidade e qualidade. “Vamos reforçar também os principais aspectos que o novo gestor precisa saber ao assumir a gestão, caso o Município integre algum consórcio. Além disso, caso ainda não participe, vamos trazer um passo a passo do que é necessário para integrar um caso tenha interesse”, complementa Fabiana.

Por fim, a plenária deste segundo dia de eventos, vai reforçar importantes ferramentas na área de transferências voluntárias. Entre elas, a Plataforma Êxitos, que disponibiliza mais de 22 mil oportunidades e programas com informações completas, como a captação de recursos.

“Abordaremos, ainda, a Plataforma + Brasil e os tipos de recursos que nela tramitam, além de dados gerais da Portaria 424/2016 que regem as transferências voluntárias. Reforçaremos a importância de um setor responsável pela operacionalização da Plataforma, com foco também nos alertas sobre a necessidade de atualização de dados dos usuários e definição de perfis de acesso”, finaliza a supervisora.

Sobre os Seminários Novos Gestores

As inscrições para os Seminários Novos Gestores, que acontecem entre os dias 18 e 28 de janeiro, são gratuitas para Municípios filiados à CNM. Para participar e conferir a programação, o interessado deve acessar o site dos Seminários e garantir a inscrição.

Devido ao cenário de pandemia pela Covid-19 em todo o país, a entidade promoverá, pela primeira vez, os Seminários de forma totalmente on-line. Os eventos são divididos por regiões: 18 e 19 de janeiro: Região Nordeste; 21 e 22 de janeiro: Regiões Norte e Centro-Oeste; 25 e 26 de janeiro: Região Sudeste; e 27 e 28 de janeiro: Região Sul.