Skip directly to content

Moro confirma presença na Marcha e recebe pauta municipalista

Data: 
14/03/2019 - 15:15
Moro confirma presença na Marcha

 

Aprimorar a transparência e a probidade na gestão local é um dos desafios da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Por isso, o presidente da entidade, Glademir Aroldi, convidou o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para participar do painel Justiça, Transparência e Probidade durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que neste ano será de 8 a 11 de abril na capital federal. Além disso, Aroldi entregou um caderno com as pautas prioritárias e pediu o apoio da pasta nas matérias.

Na reunião, que ocorreu nesta quinta-feira, 14 de março, o presidente da Confederação destacou a necessidade de capacitação no que diz respeito às questões jurídicas que envolvem a administração municipal e pediu a participação do ministro. “Gostaríamos de contar com sua presença em dois momentos especiais da Marcha: na abertura, junto com o presidente Jair Bolsonaro, que já confirmou presença, e depois no painel do dia 10 de abril para apresentar projetos e entendimentos do Ministério nessa questão que tanto preocupa os gestores”, convidou.

Aroldi falou ainda de projetos da CNM cujo objetivo é especializar os municipalistas, como o projeto CNM Qualifica, que, em parceira com as entidades estaduais, tem acontecido nos Estados para qualificar os gestores locais. Além disso, a Plataforma + Brasil, que pretende simplificar e dar transparência aos processos transferências de recurso. O presidente abordou ainda a questão da segurança pública nos Municípios; o Projeto de Lei Anticrime e a Lei de Improbidade Administrativa e a Lei de Licitações.

O ministro confirmou presença na Marcha e destacou que a qualificação é um dos caminhos para melhorar principalmente a transparência nos Municípios. Sobre a questão da segurança pública, o ministro afirmou: “queremos melhorar o quadro geral de segurança pública em todos os locais e, para isso, precisamos de uma ação coordenada entre a União, os Estados e os Municípios”.

Também participaram da reunião o secretário-executivo, Gustavo Cezário, o primeiro secretário da CNM, Hudson Brito; o secretário executivo adjunto do ministério, Washington Bonini, e a chefe de gabinete do ministro, Flavia Blanco.