Skip directly to content

Itaquiraí ganha o “Projeto Inovador 2018" por implantar a liberação de Certidões On-line

Data: 
14/11/2018 - 07:15
Equipes de Finanças, Licitações e Cadastro dividem a conquista

 

Itaquiraí marcou presença no I Fórum de Cidades Digitais do Sul do MS, na cidade de Naviraí, no último dia 8. Da Prefeitura participaram os colaboradores, Jairo Donin (Controlador Geral do Município), Marcio Henrique Liberali (Fiscal de Tributos), e Altair Müller (Diretor do Departamento de Tributação e Cadastro).

O evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Naviraí, teve o objetivo de fomentar o melhor uso das TIs (tecnologias da Informação e Comunicação), e ampliar o aproveitamento desta ferramenta, sobretudo, visando melhorar os serviços prestados à população.

Para surpresa dos representantes de Itaquiraí, eles foram chamados ao palco para receber o título “Projeto Inovador 2018” como prêmio em reconhecimento pela implantação de um projeto inovador de emissão de certidões negativas, através do sistema on-line, o qual foi apontado como exemplo pelos organizadores.

“Realmente, estamos buscando a cada dia, ampliar a utilização da tecnologia como ferramenta contínua no atendimento a população. Vislumbramos a emissão de certidões negativas de débitos do contribuinte como uma solução para agilizar o acesso à este documento por parte do cidadão. Além disso, em breve, estarão disponíveis na mesma plataforma, outros serviços que visam facilitar e dar comodidade aos munícipes”, antecipa Marcio Liberali.

Ele acrescenta que com incentivo do prefeito Ricardo Fávaro, que sempre sinaliza positivamente para as práticas que deem celeridade ao atendimento público, com o apoio do secretário de Planejamento e Finanças, José Belo, e respaldo da equipe do setor de Cadastro, “articulamos a implantação deste atendimento on-line e, imediatamente, veio a resposta positiva, pois, o sistema funciona e agrada o cidadão”.

Controlador Geral, Jairo Donin, destaca a disposição do Município em aperfeiçoar o funcionamento da máquina administrativa. “Neste contexto, buscamos a adoção de mecanismos tecnológicos que garantam o melhor atendimento aos munícipes, e a Certidão On-line é uma das medidas recém-adotadas de sucesso. Mas, este título, realmente é uma agradável surpresa e vem como incentivo ao empenho de todos da Prefeitura”, comemorou.

Empolgado, o Diretor de Tributos, Altair Müller, lembra que outros setores da Prefeitura de Itaquiraí estão passando por modernização em tecnologia da informação. Como por exemplo, o setor da saúde, com o sistema on-line passando a fazer parte do dia a dia dos encaminhamentos e atendimentos. “Já em nosso setor, utilizar o sistema on-line tem garantindo agilidade e, principalmente, economia aos cofres da municipalidade”, garante Müller.

Prefeitos, gestores, servidores municipais e vereadores de 20 municípios participaram do encontro na Associação Comercial e Empresarial de Naviraí. Durante as palestras foram apresentadas diversas experiências positivas de políticas públicas, modelos em andamento nos municípios e soluções de mercado. “Este foi o primeiro encontro da RCD no Estado e vimos o grande interesse dos gestores que aqui estiveram, prefeitos que viajaram 800 km para conhecer soluções”, pontuou o diretor da RCD, José Marinho.

RECONHECIMENTO

Também foram identificadas como “cidade digital” e contempladas pela RCD com o título de “Projeto Inovador 2018”, outros dez municípios do MS: Bonito, Campo Grande, Deodápolis, Dourados, Iguatemi, Jateí, Laguna Carapã, Maracajú, Mundo Novo e Naviraí.

MS DIGITAL

O Governo do Estado pretende implantar projetos que visam melhorar a conectividade com as cidades digitais, que passarão a ser mais importantes a partir de 2019. O MS Digital prevê uma grande rede em fibra óptica de 450 km, interligando todos os entes do Estado nos 79 municípios, e a virtualização dos processos, ou seja, tirar do papel e utilizar a internet para tramitação dos processos.