Skip directly to content

Guarda Civil Municipal intensifica curso de capacitação sobre uso de armamento letal

Data: 
09/07/2019 - 15:42
Curso ocorreu no auditório da Assomasul (Foto: Edson Ribeiro)

Willams Araújo

Cento e cinqüenta alunos da Guarda Civil Municipal participaram nos dias 2, 3, 4 e 5 deste mês no auditório da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, do curso de capacitação continuada sobre o uso de armamento letal.

O treinamento é coordenado pelo chefe da Divisão de Curso e Capacitação Profissional da Guarda Civil Municipal, Willian Escalhar, e tem carga horária de 200 horas/aula.

Segundo ele, o curso de capacitação envolve temas diversos, como legislação específica, educação física (parte teórica), inteligência e Segurança Pública, além de procedimentos administrativos.

Entre os instrutores que participaram dos quatro dias de treinamento na Assomasul destacam-se Valério Azambuja, secretário Especial de Segurança e Defesa Social; Izaías de Castro Moreira Lima, policial Civil; e Luciano dos Santos Martins, da Guarda Municipal de Campo Grande.

A presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Seccional de Mato Grosso do Sul), Claudia Elaine Novaes Assunpção Paniago, discorreu sobre o tema “Ética, Cidadania e Direitos Humanos”, enquanto que o coordenador do curso, Willian Escalhar, sobre o “Condicionamento Físico” e a delegada Christiane Grossi sobre o “Estatuto do Desarmamento”.

O secretário de Governo Adjunto da prefeitura, Luciano Silva Martins, falou sobre “Ética, Cidadania e Direitos Humanos”.

Esta semana, o treinamento foi feito na Guarda Mirim.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Campo Grande conta com um efetivo de 1.139 homens, segundo o coordenador do treinamento.

Em setembro do ano passado, mais uma turma da Guarda Civil Municipal finalizou o curso de capacitação para armamento letal, que aconteceu em parceria com a Polícia Federal.