Skip directly to content

Gestores de Mato Grosso participam da 2ª Marcha a Cuiabá em Defesa dos Municípios

Data: 
08/03/2018 - 14:30
Prefeitos durante o encontro

Orientar gestores municipais a buscarem alternativas para alavancar a economia dos Municípios de Mato Grosso. Com esse objetivo, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) realiza a 2ª Marcha a Cuiabá – Prefeitos em Defesa dos Municípios Mato-grossenses. Durante a abertura, o presidente da AMM, Neurilan Fraga, agradeceu a presença dos prefeitos do Estado e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), representada na abertura do evento pelo vice-presidente, Glademir Aroldi.

Em seguida, Neurilan Fraga lembrou a importância da participação dos prefeitos e dos gestores municipais nas discussões da Marcha. “O objetivo é orientar ainda mais prefeitos e secretários no sentido de economizar e de ter um controle absoluto nas suas despesas. E, por outro lado, buscar instrumentos e ferramentas que possam aumentar as receitas”, finaliza.

Em discurso, Glademir Aroldi lembrou grandes desafios que o Movimento Municipalista terá pela frente, lembrando que deles é que surgem as oportunidades. “Essas oportunidades, só vamos vencê-las e chegar até elas se a gente mantiver mais do que nunca a união do movimento municipalista brasileiro”, disse.

Aroldi citou, ainda, a busca por avanços na pauta municipalista nacional. “Eu digo no sentido das reformas fiscal e tributária, que possam definir nossas obrigações, as obrigações de cada Ente federado, mas que possa também definir uma distribuição justa de recursos para que a gente faça frente às nossas obrigações, principalmente os prefeitos e as prefeitas, que têm o dever e a obrigação de fornecer a grande maioria dos serviços à população brasileira. É nesse sentido que vamos caminhar”, completa.

A 2ª Marcha a Cuiabá – Prefeitos em Defesa dos Municípios Mato-grossenses acontece entre os dias 7 e 8 de março.

Oficinas Técnicas

Os participantes da 2ª Marcha terão oportunidade de participar de oficinas técnicas e palestras, com temas como as transferências constitucionais da União e o funcionamento das principais transferências constitucionais, como Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), entre outros.

Sobre o assunto, foi convidado a ministrar palestra o consultor da CNM, Eduardo Stranz. As oficinas integram uma programação paralela da Marcha dos Prefeitos e serão direcionadas aos secretários municipais e técnicos das prefeituras.