Skip directly to content

Com apoio da Assomasul, Rotary intensifica campanha de multivacinação

Data: 
13/09/2019 - 15:36
Rotary Club, Lucimar Lacerda de Melo, com Caravina na Assomasul (Foto: Edson Ribeiro)

Willams Araújo

Com apoio da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o Rotary Club Campo Grande intensifica em âmbito de Mato Grosso do Sul a Campanha Nacional de Multivacinação, liderada pelo Ministério da Saúde. 

O objetivo da mobilização nacional é com a atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente 

Campanha de Multivacinação será realiza entre os dias 7 e 25 de outubro

No dia 19 de outubro acontecerá em todo país o Dia de Mobilização Nacional, Dia D. Todas as vacinas de rotina serão oferecidas à população alvo a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. 

A multivacinação é a estratégia utilizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação- Geral do Programa Nacional de Imunizações, para atualizar a situação vacinal da população. 

Neste ano, a mobilização incluirá faixas etárias diferenciadas, ou seja, irá vacinar crianças de zero até nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

O sucesso da campanha depende do envolvimento das três esferas gestoras do SUS (Sistema Único de Saúde), contando com a União, com as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS).

A operacionalização das ações de vacinação são de extrema importância, incluindo os recursos humanos de grupos específicos e parcerias para o alcance das metas em um curto período de tempo.

Neste sentido, a atuação de parcerias com instituições não governamentais na organização das ações da Campanha de Multivacinação é fundamental, considerando a importância da estratégia de resgatar os não vacinados.

O Rotary Club de Campo firmou a parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de MS para lançar a campanha “Mato Grosso do Sul e Rotary Club de Campo Grande conectados pela saúde infantil”, dada a histórica luta do Rotary Internacional no mundo inteiro pela erradicação da paralisia infantil, iniciada na década de 70 pelo Rotary Club das Filipinas, que na época desenvolveu a campanha de combate a Pólio e que devido ao sucesso se tornou um grande projeto Mundial do Rotary Internacional.

O propósito é buscar os vários setores da sociedade para ajudar a sensibilizar os pais e responsáveis pelas nossas crianças e adolescentes, sobre a importância da vacinação. 

Na última quarta-feira (11), o presidente do Rotary Club Campo Grande, Lucimar Lacerda de Melo, reuniu-se com o presidente da Assomasul, Pedro Caravina, na sede da entidade municipalista, com quem tratou dos detalhes sobre a campanha em todo o Estado.