Skip directly to content

Assomasul se une ao Rotary Club Campo Grande em campanha de vacinação infantil

Data: 
11/09/2019 - 15:19
Da esquerda para a direita, Pedro, Lucimar, Zé Cabelo, Caravina e Eddie (Foto: Edson Ribeiro)

Willams Araújo

 O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (11), o presidente do Rotary Club Campo Grande, Lucimar Lacerda de Melo, com quem firmou parceria institucional visando difundir uma ampla campanha de vacinação infantil no Estado.

Também participaram do encontro o diretor-executivo da Assomasul, José Domingues Ramos, o Zé Cabelo, e membros da diretoria do Rotary, Pedro Almeida e Eddie Guttemberg.

Na prática, a ideia é que a Assomasul se envolva na campanha “Mato Grosso do Sul e Rotary Club - Conectados pela Saúde Infantil”, transmitindo aos municípios a importância de mobilizar a população.  

Diante disso, Caravina assumiu o compromisso de aproveitar a assembleia-geral de prefeitos, marcada para o começo de outubro, para transmitir a importância dessa campanha que envolverá ainda outras entidades, repartições públicas e diversos segmentos da sociedade.

O presidente da Assomasul considerou fundamental uma mobilização nesse sentido, lembrando que a entidade municipalista sempre foi e será a favor de questões de interesse da população, principalmente na área de saúde.

A Assomasul, por exemplo, é parceira do governo do Estado durante as Caravanas da Saúde, cujo objetivo é levar serviços especializados até as pessoas, reduzindo as filas e o tempo de espera tanto na Capital quanto nos municípios.

Lucimar observou que o Ministério da Saúde promoverá no dia 19 de outubro o Dia Nacional de Mobilização, o Dia D, e o Rotary tem atuado no sentido de buscar mais parceiros, citando, por exemplo, a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

O presidente do Rotary esteve na última segunda-feira (9) com o presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande, Professor João Rocha (PSDB), para reforçar a importância do calendário de vacinação atualizado.

SAÚDE

O Ministério da Saúde planeja para outubro a Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes, com mobilização em todos os estados.

Atualmente, há amplo alerta para vacinação contra o sarampo, pois o Brasil perdeu a certificação de País livre da doença depois de voltar a registrar casos desde o ano passado.

Conforme o Ministério da Saúde, foram confirmados 2.753 casos de sarampo, de 9 de junho a 31 de agosto.