Skip directly to content

Assomasul e CNM parabenizam gestores pelo Dia do Prefeito

Data: 
06/10/2020 - 10:44
O presidente Pedro Caravina (Foto: Edson Ribeiro)

Eleitos a cada 4 anos para chefiar o Executivo local, os prefeitos são responsáveis por gerir os municípios, zelando pela boa administração dos lugares onde vive nossa população. Em reconhecimento à grande responsabilidade da tarefa, em 6 de outubro é celebrado o Dia do Prefeito. Os presidentes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Pedro Caravina, parabenizam a todos que cumprem essa importante missão.

Especialmente neste ano, onde as dificuldades de recursos se somam ainda à crise sanitária da pandemia da Covid-19, as entidades destacam a força do movimento municipalista e dos gestores que, diariamente, têm de tomar decisões visando à manutenção dos serviços públicos e à qualidade de vida de seus munícipes.

Festa dupla

Além de 6 de outubro, também é comemorado o Dia do Prefeito em 11 de abril. Essa última data faz alusão ao dia em que foi criado o primeiro cargo de prefeito no Brasil - em 11 de abril de 1985, por meio da Lei 18, da então Assembleia Provincial Paulista.

No Senado, tramita o Projeto de Lei da Câmara 92/2017, aprovado pelos deputados federais, que define a comemoração anual do Dia do Prefeito em 11 de abril, para todo o país.

A instituição da data comemorativa tem a proposta, entre outros objetivos, de criar “consciência em relação ao valor do Município para a organização política, social e econômica da nação”.