Skip directly to content

Assembleia aprova ‘Moção de Congratulação’ pelos 38 anos da Assomasul

Data: 
17/10/2019 - 19:06
Orro discursa em ato de fundação da Aprefex-MS (Foto: Edson Ribeiro)

Willams Araújo

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quinta-feira (17), ‘Moção de Congratulação’ pelos 38 anos de fundação da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), data comemorada no dia 15 de setembro.

A honraria aprovada pelo plenário da Casa é de autoria do deputado estadual Felipe Orro (PSDB), que já foi prefeito da cidade de Aquidauana e integrante da diretoria da entidade municipalista.

O comunicado sobre a aprovação da ‘Moção de Congratulação' no plenário do Poder Legislativo foi feito nesta quinta pelo deputado estadual Zé Teixeira (DEM), 1º secretário da Mesa Diretora da Casa, ao presidente da Assomasul e prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina.

"A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, legítima representante das aspirações e ideais do povo sul-mato-grossense, por proposição do deputado Felipe Orro, em nome de seus pares e de toda sociedade, congratula e parabeniza o presidente da Associação dos Municípios - Assomasul - e prefeito de Bataguassu, senhor Pedro Arlei Caravina, extensiva individualmente aos membros da atual diretoria, bem como aos ex-membros, pelo aniversário de 38 anos de sua fundação, comemorado no dia 15 de setembro de 2019. Esta Casa Legislativa congratula-se com os nobres prefeitos e prefeitas integrantes da Associação, estimando votos de sucesso no trabalho da entidade que congrega os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, atuando ativa e atentamente às pautas nacionais, com muita luta e empenho, trazendo conquistas, avanços e tornando mais fortes os municípios sul-mato-grossenses ao longo destes 38 anos", diz o texto da honraria, aprovada por unanimidade.

APREFEX-MS

Na última quarta-feira (16), Felipe Orro esteve na Assomasul, onde participou juntamente com outros parlamentares, do ato de fundação da Aprefex-MS (Associação dos Prefeitos e Ex-prefeitos de Mato Grosso do Sul).

Em discurso eloqüente, fez rasgados elogios à iniciativa de Caravina em fundar a nova entidade com apoio de prefeitos e ex-prefeitos e garantiu se filiar, sobretudo, continuar ajudando a bandeira municipalista na Assembleia Legislativa.

Os deputados José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), ex-prefeito de Angélica; e Renato Câmara (MDB), ex-prefeito de Ivinhema, também discursaram em apoio a nova entidade e assumiram o compromisso de fazerem parte.

O ex-prefeito de Angélica, Luiz Antônio Melhorança, assumiu a presidência provisória da entidade, que terá um ano de mandato até a realização da eleição para composição da diretoria definitiva.

A diretoria terá a participação de seis prefeitos e igual número de ex-prefeitos.

Também integram a diretoria os prefeitos de Bataguassu, Pedro Caravina (vice-presidente); o ex-prefeito de Água Clara, Silas José da Silva (1º secretário); prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro (2º secretário); ex-prefeito de Fátima do Sul, Júnior Vasconcelos (1º tesoureiro); e prefeito de Ponta Porã, Hélio Pelufo (2º tesoureiro).

Como titulares do Conselho Fiscal foram escolhidos os ex-prefeitos de Porto Murtinho, Nelson Cintra, de Naviraí, Léo Matos, e o prefeito de Nioaque, Valdir Couto Filho, tendo como suplentes a ex-prefeita Márcia Moura (Três Lagoas), e os prefeitos Eder Uilson França Lima, o Tuta (Ivinhema), e Eraldo Jorge Leite (Jateí).